segunda-feira, 26 de setembro de 2022

Projeto “Curtas de Animação” volta à escola na zona rural de Valinhos/SP




A EMEB Professora Edina Aparecida Bampa da Fonseca, no bairro Reforma Agrária, na zona rural de Valinhos, está recebendo no mês de setembro o projeto cultural “Curtas de Animação”, com o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas. São duas oficinas previstas na escola. Em cada uma delas, um grupo de alunos desenvolve um curta-metragem de animação. A primeira foi realizada entre os dias 13 e
20 de setembro. A segunda começa no dia 27 de setembro, e segue até 04 de outubro.

Na primeira turma, participaram 15 estudantes na faixa etária entre 11 e 17 anos. O resultado foi um curta-metragem sobre a história da professora que dá nome à escola, Edina Aparecida Bampa da Fonseca, numa adaptação livre, com traços de ficção. “Os alunos tiveram liberdade poética para criar detalhes adicionais a história original”, conta o cineasta e animador Mauricio Squarisi, co-diretor do Núcleo, e um dos profissionais que ministrou a oficina. O filme, um desenho animado, está em fase de finalização, mas você pode ver algumas imagens aqui:





A segunda oficina segue o mesmo formato de organização, com novos participantes, mas abrindo espaço para que alguns alunos que estiveram na primeira turma possam se aprofundar, repetindo a experiência, praticando e refletindo sobre as potencialidades da animação que é um segmento em alta, com vários campos de atuação e demanda crescente. 

Realizado em parceria com a Direção Cultura, o projeto Curtas de Animação foi viabilizado pelo Programa de Ação Cultural, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Em outubro e novembro, estão previstas mais 04 oficinas, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. João Alves dos Santos, no Jardim Regina, em Campinas.

Veja cliques da oficina!








Nenhum comentário:

Postar um comentário