quarta-feira, 25 de agosto de 2021

BOI ARUÁ, por Wilson Lazaretti



Wilson Lazaretti nos traz novo texto, agora sobre o longa-metragem Boi Aruá, de Chico Liberato.

 

Boi Aruá

Chico Liberato com o seu BOI ARUÁ nos aponta para a lua, enquanto que alguns ainda olham para a ponta do seu dedo. Algum sábio chinês disse coisa parecida há alguns milhares de anos, porque a sabedoria é mais velha do que a gente imagina.

Mas o BOI ARUÁ é uma animação difícil e densa, porém de uma esplendorosa beleza. Tive de assisti-lo várias vezes para tentar pegar aquele boi. Confesso ainda que, pela minha falta de bravura para pegar um boi como o fazem os vaqueiros experientes do Grande Sertão Brasileiro, ainda não o consegui. Creio que aí está justamente a beleza cativante desta grande animação. Talvez o medo seja mais importante do que a coragem. O medo permanece e nos constrói, a coragem vai logo embora. Não tem a mínima graça ser corajoso fora dos contos de fada.

Neste filme vejo também, como no ANIMANDO de Marcos Magalhães, uma perfeita simbiose entre o BOI ARUÁ e CHICO LIBERATO E ALBA. São diferentes os propósitos de ambas as produções, mas quem compara duas coisas não entende nem de uma nem de outra.

A partir do momento em que conheci Chico e Albapessoalmente, o filme ganhou uma outra dimensão. Cada pensamento, palavra e obra do Chico e Alba me fazem penetrar ainda mais no contexto do filme, como fosse a sensação à beira de cometer um grande pecado. Pecar, considero uma virtude. E o que mais os animadores deveriam ser, senão pecadores convictos?

Entender e sentir o comportamento do homem nordestino é predispor-se eentregar-se à narrativa do filme, com um detalhe: desfazer-se daquilo que mais tem de difícil na natureza humana, desvencilhar-se dos preconceitos, muitos dos quais nos foram impostos desde quando éramos crianças. Pensando bem, ninguém tem culpa, porque a sociedade pensa como uma massa única e o que é bom para a massa pode não serbom para um indivíduo.

Entretanto, assistir ao filme não é tão simplesmente fácil para quem está acostumado à monocórdica animação convencional e a de seus adeptos. Ela foi concebida para os espíritos mais abertos, ou pelo menos para aqueles que querem usufruir de seu espírito aberto. Diria melhor, ela foi concebida para Chico e Alba primeiramente e posteriormente para o povo que habita o Sertão, que vê e sente nessa animação, o espelho de sua própria vida com suas harmonias e sofrimentos. “Mas quem canta a sua rua, canta o universo”, disse Trotsky.

BOI ARUÁ é seriamente universal. Seria bom que as gerações passadas de todas as regiões do grande Brasil, através deste filme, tomassem conhecimento sobre o povo que vive sobre este solo. As gerações futuras iriam agradecer-lhes.

BOI ARUÁ segue a tradição da linguagem cinematográfica, mas não a respeita, porque pecar é o propósito fundamental do animador. O filme também segue os padrões da mecânica de animação tradicional, mas fundamentalmente os desrespeita, porque tal atitude também é primordial para um animador de qualquer idade.Aliás, ninguém é tão velho que não possa rejuvenescer, nem tão jovem que não possa envelhecer!

Uma das cenas do filme de rara beleza é a cena dos vaqueiros se preparando para pegar o BOI ARUÁ.Tal cena perdeu sua linguagem cinematográfica e enclausurou-se na minha mente. O frágil ser humano, que ali nos representa,  lança-se de uma indumentária medieval fantástica, não só para proteger-se contra o BOI,  como também para proteger-se contra si mesmo. Está claro que nos dias de hoje o homem é seu pior inimigo. A cena é uma verdadeira preparação para uma Cruzada da nossa era. Vejo nela o homem correndo atrás de um ente abstrato, mas o abstrato aqui é um boi. A música renascentista é belíssima e é de Elomar. Composta num alinhamento dos planetas de Chico, Alba e dele próprio. Acho que este momento todo é simplesmente delirante e não sabia o quanto de identificação com ele eu tinha. Vamos colocar nossas armaduras para lutar contra as nossas frustrações. Geralmente não as vencemos, mas penso que é mais fácil colocar um sapatinho no pé de uma garotinha pobre de um conto de fada do que enfrentar um boi abstrato.

Com a animação de Chico e Alba, aprendi mais uma coisa sobre aquilo que a aridez do sertão provoca no comportamento e caráter do ser humano. Isso está muito claro no filme: depois da agonia, autoritarismo, fome e desamparo, vem a chuva para lavar a alma e trazer o conforto tão esperado. Ali entra uma sinfonia belíssima de Ernest Widmer, num tom esperançoso que aumenta ainda mais o grau do nosso delírio.

Além disso, conhecer Chico e Alba, não tratou apenas de um aperto de mão (naquela época era esse o costume dos povos), mas da fundação de uma amizade, que senão eterna, pelo menos infinita.

Para a Bahia não se vai, a gente para lá é conduzido. E por diversas vezes estive em solo baiano para ainda mais conhecer e penetrar no seu contexto criativo.

Entre muitas passagens que desfrutamos juntos, uma foi a visita a um  terreiro de Umbanda ou Candomblé. Um cultoem que vi muita humildade, respeito e cerimônias seríssimas. Diga-se de passagem, o Panteão das Entidades de Matriz Africana e Indígenasão de Deuses mais próximos dos homens, naturalmente um meio mais direto de compreender um e outro. Compreendi que um Deus Pantocrator (todo poderoso) serve ainda mais para afastar os homens de si mesmos, enquanto que os Deuses dos terreiros estão bem ali ao nosso lado. Mesmo não sendo eu um acreditador de boa vontade, senti a proximidade destes Deuses.

Recentemente fiquei cheio de alegria quando presenciei no noticiário da TV, o jogador de futebol PAULINHO, que após marcar um gol, fez o gesto de arco-e-flecha representando um Orixá. Considero um ato de muita relevância em meio às commodities religiosas que se vendem em nossos tempos. Talvez, se não tivesse tido o contato com Chico e Alba, um gesto deste me passaria despercebido.

O BOI ARUÁ é muito mais do que um desenho animado, acho que é um panteão onde os animadores convictos de seus pecados podem rezar, orar e desenhar. Obviamente cada um tem a sua maneira de entender ou de se recusar a entender o que as religiões pregam, mas deveriam fazê-lo com mais cuidado e quem desenha está isento de exercitar esta reflexão.

Enfim, BOI ARUÁ me trouxe uma grandiosa experiência, principalmente aquela que me ensinou que animação não é simplesmente a arte de representar o movimento, mas sim de ser o próprio movimento.

 



Wilson Lazaretti

19 de agosto de 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário