segunda-feira, 18 de setembro de 2023

História de todos os povos: oficina na Moradia da Unicamp



Foto: Oficina em Bertioga (Jan/2023)

O fim de semana vai ser de oficina!

Desta vez, a atividade vai ser no Centro de Vivência da Moradia Estudantil da Unicamp, nos dias 23 e 24 de setembro, das 13h às 17h.

Vamos nos reunir com crianças e jovens, filhos dos estudantes indígenas da moradia, mas demais crianças residentes no local serão muito bem-vindas.

Professor da Unicamp além de co-dirigir o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, Wilson Lazaretti aproveita a oficina como um treinamento para os estudantes indígenas que cursaram as disciplinas de animação do curso de Artes Visuais/Instituto de Artes da Unicamp. A intenção do projeto é prepará-los para que, quando voltarem as suas comunidades de origem, possam desenvolver oficinas com a população local. 

HISTÓRIA DE TODOS OS POVOS é o nome com o qual batizamos o projeto de oficinas realizadas em comunidades indígenas, que se intensificaram a partir de 2022. Já estivemos trabalhando com o mesmo modelo de oficina em São Gabriel da Cachoeira/AM, com a comunidade Apinajé em Tocantins, e com a comunidade Guarani de Bertioga. 

“HISTÓRIA DE TODOS OS POVOS é, sobretudo, uma forma de tornar conhecidas, através da técnica de desenho animado, as diversas culturas indígenas de todo o Brasil, valorizando seu potencial criativo, seja através de seus mitos, das suas ciências de seus usos e costumes, como também de suas inteligências. Os demais habitantes das cidades e dos campos, sejam crianças ou adultos, com certeza vão se enriquecer e se surpreender com o que essas culturas, que estão bem do nosso lado há séculos e séculos, têm para nos dizer”, diz Lazaretti.

Além dos monitores indígenas (Larissa Yep'diha/Tukano, Hermes Sorares/Piratapuya e Ailton Sampaio/Tikuna) e de outros alunos das disciplinas de animação da Unicamp (Milene Santa Cruz e Felipe Araujo Valencia), a atividade na moradia da Unicamp terá a colaboração da professora Zilda Farias da Divisão de Educação Infantil e Complementar (Dedic) da Unicamp. Da parte do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas estará o professor Maurício Squarisi, Eduardo Virgilio (músico trilhista) e Ana Mowatcha. À distância, Eliana Ribeiro fará o trabalho de pós-produção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário