terça-feira, 26 de setembro de 2023

Novidade no Youtube: animações do projeto “Curtas de Animação” em Campinas


Entre os meses de abril e junho, o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas embarcou em uma nova etapa do projeto "Curtas de Animação", que oferece oficinas gratuitas de animação em escolas públicas. Com patrocínio da Ruff, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, foram realizadas cinco oficinas, em três instituições na região do distrito de Barão Geraldo, em Campinas.

Cada oficina reúne um pequeno grupo de estudantes, com cerca de 15 crianças e adolescentes, que, ao longo de uma semana, mergulham na produção completa de um curta-metragem de animação. Desde a elaboração do roteiro até o story-board, passando pela trilha sonora e abraçando a produção cinematográfica, os alunos exploram todas as fases do processo, usando a técnica da animação em papel, orientados por profissionais do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas. O desfecho foi a exibição em primeira mão dessas obras-primas cinematográficas, compartilhadas com os próprios estudantes, em sessões abertas nas escolas.

Agora, o público em geral também tem acesso às produções, através do canal do Youtube do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas (Acesse a playlist aqui).

Saiba Mais!

As primeiras oficinas aconteceram na EMEF/EJA Professora Dulce Bento Nascimento, localizada no bairro do Guará, dentro do distrito de Barão Geraldo, Campinas/SP. Na primeira oficina, sob a orientação de Wilson Lazaretti, os alunos criaram o curta-metragem “Igualdade Racial” que aborda as questões da igualdade social com sensibilidade. Na segunda oficina, liderada por Maurício Squarisi, os alunos deram vida a uma história que harmoniza ciência e fantasia de maneira engenhosa, através do curta “Evolução”.

A Escola Estadual Professor Hilton Federici, também situada no distrito de Barão Geraldo, recebeu outras duas oficinas. Como em todas as atividades do projeto, os participantes conheceram de perto a metodologia desenvolvida pelo Núcleo em mais de 45 anos de atividade, priorizando o desenvolvimento autêntico do grafismo de cada um, estimulando os alunos a forjarem sua própria identidade gráfica, única, deixando fluir a criatividade sem a preocupação em repetir estilos estereotipados.  ou influências externas. Resultado dessa experiência, nasceram os curtas "Romance Trágico" e "Bullying".

No Prodecad (Programa de Integração e Desenvolvimento da Criança e do Adolescente, da Divisão de Educação Infantil Complementar), da Universidade Estadual da Unicamp a oficina aconteceu no mês de junho, e reuniu crianças indígenas e não indígenas, e o resultado da animação se baseia numa história indígena, no curta chamado Buya Wasú. 

A Secretaria Executiva de Comunicação da Unicamp acompanhou parte das atividades e fez uma reportagem em vídeo sobre o projeto (veja aqui).

Sobre o projeto Curtas de Animação

Realizado pelo Núcleo de Cinema de Animação de Campinas em parceria com a Direção Cultura, o projeto Curtas de Animação tem o objetivo de estimular a produção nacional do cinema de animação, desenvolvendo oficinas com  estudantes de escolas públicas, em que os participantes conhecem todas as etapas de produção de um desenho animado.

Esse processo fica evidente também no making of de cada produção, que também está disponível no Youtube.

As oficinas realizadas entre abril e junho no distrito de Barão Geraldo, em Campinas, tiveram patrocínio da Ruff, através da Lei Rouanet.

Sobre a Ruff

Fundada em 1995, a RUFF é uma distribuidora de energia automotiva que oferece serviços de armazenagem e transporte de combustíveis. Sediada em Campinas (SP) está presente nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul nos quais comercializa gasolina, óleo diesel e etanol. Reconhecida nacionalmente pela alta qualidade e rigor administrativo, a RUFF abastece uma rede de mais de 50 postos de combustíveis e ainda disponibiliza alguns serviços adicionais, como as lojas da marca Mix Conveniência, troca de óleo e lubrificação da Center Oil e lava-rápido da LavPlus. A palavra RUFF se refere, em inglês, ao pássaro Calidris pugnax, conhecido no Brasil como “Combatente”, ave que possui, entre suas principais características, a agilidade e a superação para vencer disputas, tais quais os principais valores da companhia. Veja mais em: https://www.ruff.com.br/


segunda-feira, 18 de setembro de 2023

História de todos os povos: oficina na Moradia da Unicamp



Foto: Oficina em Bertioga (Jan/2023)

O fim de semana vai ser de oficina!

Desta vez, a atividade vai ser no Centro de Vivência da Moradia Estudantil da Unicamp, nos dias 23 e 24 de setembro, das 13h às 17h.

Vamos nos reunir com crianças e jovens, filhos dos estudantes indígenas da moradia, mas demais crianças residentes no local serão muito bem-vindas.

Professor da Unicamp além de co-dirigir o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, Wilson Lazaretti aproveita a oficina como um treinamento para os estudantes indígenas que cursaram as disciplinas de animação do curso de Artes Visuais/Instituto de Artes da Unicamp. A intenção do projeto é prepará-los para que, quando voltarem as suas comunidades de origem, possam desenvolver oficinas com a população local. 

HISTÓRIA DE TODOS OS POVOS é o nome com o qual batizamos o projeto de oficinas realizadas em comunidades indígenas, que se intensificaram a partir de 2022. Já estivemos trabalhando com o mesmo modelo de oficina em São Gabriel da Cachoeira/AM, com a comunidade Apinajé em Tocantins, e com a comunidade Guarani de Bertioga. 

“HISTÓRIA DE TODOS OS POVOS é, sobretudo, uma forma de tornar conhecidas, através da técnica de desenho animado, as diversas culturas indígenas de todo o Brasil, valorizando seu potencial criativo, seja através de seus mitos, das suas ciências de seus usos e costumes, como também de suas inteligências. Os demais habitantes das cidades e dos campos, sejam crianças ou adultos, com certeza vão se enriquecer e se surpreender com o que essas culturas, que estão bem do nosso lado há séculos e séculos, têm para nos dizer”, diz Lazaretti.

Além dos monitores indígenas (Larissa Yep'diha/Tukano, Hermes Sorares/Piratapuya e Ailton Sampaio/Tikuna) e de outros alunos das disciplinas de animação da Unicamp (Milene Santa Cruz e Felipe Araujo Valencia), a atividade na moradia da Unicamp terá a colaboração da professora Zilda Farias da Divisão de Educação Infantil e Complementar (Dedic) da Unicamp. Da parte do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas estará o professor Maurício Squarisi, Eduardo Virgilio (músico trilhista) e Ana Mowatcha. À distância, Eliana Ribeiro fará o trabalho de pós-produção.


quarta-feira, 6 de setembro de 2023

IV Encontro de Cinema do Interior Paulista movimenta Campinas de 7 a 09 de setembro

 A cidade de Campinas se prepara para receber o IV Encontro de Cinema do Interior Paulista, o ICINE, um evento imperdível para amantes da sétima arte e cultura em geral. 

As atividades serão de 7 a 10 de setembro no Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS), localizado na Rua Regente Feijó, 859, no centro da cidade. Há exposições, debates, lançamentos de livros, exibição de curtas-metragens e oportunidades de aprendizado.

No dia 7 de setembro, a Mostra Panorama ICine abre o evento, apresentando obras de realizadores de diversas cidades do interior paulista, como Mogi das Cruzes, Taubaté, São Carlos, Jacareí, Santa Branca, Piracicaba, Itu e Araraquara.

No dia 8, tem o lançamento do curta-metragem do Núcleo, "100 anos de João Matta", do longa-metragem "João Matta", de Ramiro Rodrigues, e do livro "O Teatro de Amilar Alves", de Maria Clara Gonçalves. Os lançamentos serão mediados pela própria Maria Clara Gonçalves, com a participação de Ramiro Rodrigues e Filipe Miranda, licenciado em Artes Visuais pela Unicamp, educador do Espaço de Tecnologias e Artes do SESC Campinas e colaborador em várias oficinas e produções do Núcleo.

Veja só! 




Para acompanhar mais de perto, a gente sugere que você siga o Icine pelo Instagram.




sexta-feira, 25 de agosto de 2023

Wilson Lazaretti em intercâmbio virtual com crianças de projeto de arte argentino

Na Argentina, o professor e artista Claudio Escobar fundou a Piojos Taller de Arte Galeria, uma oficina de arte para crianças na cidade de Mendoza, espaço para integrar sensibilidade, espontaneidade e liberdade expressiva de maneira lúdica em produções artísticas criativas e contextualizadas.

Wilson Lazaretti foi o artista convidado do mês de agosto, repleto de trocas entre Brasil – Argentina. No dia 26 de agosto, a turma se reúne virtualmente para conversar sobre o longa de Lazaretti, "História Antes de uma História", que eles já assistiram.

Entre as trocas, os pequenos argentinos receberam de presente, direto do Brasil, um zootroscópio feito por Lazaretti, e já divulgaram várias das suas experiências no instagram do ateliê. Veja em @piojos_taller_de_arte_galeria.



(Imagens: Instagram Piojos Taller de Arte)

terça-feira, 22 de agosto de 2023

Ciclo de Workshops 'Campinas 100 anos de Cinema' tem atividade gratuita de animação

 Em maio, o Museu da Imagem e Som (MIS) de Campinas foi palco da realização de mais uma edição da Mostra Amilar Alves, realizada pela CTAv (Câmara Temática do Audiovisual de Campinas), que este ano celebra os 100 anos do primeiro longa-metragem produzido na cidade, ‘João da Matta’.

Para estender a merecida comemoração, vão acontecer dois workshops gratuitos, começando no dia 29 de agosto.

"Explorando os 100 anos do Cinema de Campinas através da Animação" será conduzido entre os dias 29 de agosto e 1 de setembro, das 13h30 às 17h30, pelo co-diretor do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, Mauricio Squarisi. Os participantes vão produzir um desenho animado (curta-metragem) coletivo/autoral inspirado na vida e obra do cineasta Thomaz de Tullio, diretor de fotografia precursor do longa-metragem "João da Matta" e de outros filmes dos anos 1920. Os participantes irão criar o roteiro, aplicar seu próprio grafismo, animar e produzir a trilha sonora dessa obra.

A ficha de inscrição está disponível neste link: https://linktr.ee/ctavcampinas



Em setembro, tem início mais um workshop, ‘Trilhando os 100 anos de Cinema de Campinas’, que propõe estudo, palestras e debates para traçar um panorama do cinema de Campinas.

Afinal, quem foi Amilar Alves?

Amilar Alves foi pioneiro na produção cinematográfica de longa-metragem na cidade de Campinas e, em 1923, deu vida à obra fictícia "João da Mata", um filme que se desenrola em torno do intenso conflito fundiário entre o humilde camponês João da Mata e o intransigente Coronel, que ambicionava tomar-lhe suas terras. O filme, baseado em uma peça teatral do mesmo diretor, recebeu aclamação da imprensa na época e este ano marca o centenário deste trabalho.

terça-feira, 8 de agosto de 2023

Animação: não há idade para começar!



Hoje você vai conhecer a história do jovem Raul que, do alto dos seus 05 anos, nos encheu de alegria e entusiasmo.

Esperamos que ela sirva de inspiração para outras crianças – pequenas ou grandes – que queiram se aventurar na arte da animação.

Foi numa escola municipal de Campinas que o pequeno Raul conheceu e experimentou o zootroscópio, com apoio e incentivo da professora Aline Begossi. Olha só que legal:

Ilusão de ótica: https://youtu.be/9JgLZuVvA_U

Zootropo - https://youtu.be/G0PJvfCGXoI

Isso foi no ano passado.

Neste ano, ele e sua mãe encomendaram com o Núcleo um zootroscópio e Raul não perdeu tempo em fazer suas próprias animações!

Qualquer pessoa pode experimentar, aprimorar suas habilidades e encontrar seu próprio traço. Animação é para todos!

Agradecemos à Fernanda, mãe do Raul, por compartilhar conosco esse material tão encantador! Veja só:




segunda-feira, 7 de agosto de 2023

"Curtas de Animação" retorna à escola de Campinas para exibir filmes feitos pelos alunos

Entre os meses de maio e junho, o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas esteve na Escola Estadual Professor Hilton Federici, localizada no distrito de Barão Geraldo, em Campinas, para realização de duas oficinas de desenho animado.

Cada oficina contou com a participação de aproximadamente 15 estudantes, que tiveram a oportunidade de aprender todas as etapas de produção de um desenho animado utilizando a técnica do desenho animado em papel.

O resultado dessas oficinas foi a criação de dois incríveis curtas-metragens de animação intitulados "Romance Trágico" e "Bullying".

Agora, os alunos terão a oportunidade de assistir em primeira mão às suas próprias produções em uma sessão especial aberta e com recursos de acessibilidade.

É na segunda-feira, dia 7 de agosto, na própria escola, que fica na rua Eduardo Modesto, 91 – Vila Isabel, em Campinas, das 9h às 10h. Todos estão convidados a participar!



As oficinas aconteceram graças ao patrocínio da RUFF, que, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apoiou o projeto ‘Curtas de Animação’. Além das atividades na escola Estadual Profesor Hilton Federici, o projeto passou pela EMEF/EJA Professora Dulce Bento Nascimento, entre abril e maio, e realizou também uma oficina no PRODECAD - Programa de Desenvolvimento e Integração da Criança e do Adolescente, localizado na UNICAMP.

Sobre a Ruff

Fundada em 1995, a RUFF é uma distribuidora de energia automotiva que oferece serviços de armazenagem e transporte de combustíveis. Sediada em Campinas (SP) está presente nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul nos quais comercializa gasolina, óleo diesel e etanol. Reconhecida nacionalmente pela alta qualidade e rigor administrativo, a RUFF abastece uma rede de mais de 50 postos de combustíveis e ainda disponibiliza alguns serviços adicionais, como as lojas da marca Mix Conveniência, troca de óleo e lubrificação da Center Oil e lava-rápido da LavPlus. A palavra RUFF se refere, em inglês, ao pássaro Calidris pugnax, conhecido no Brasil como “Combatente”, ave que possui, entre suas principais características, a agilidade e a superação para vencer disputas, tais quais os principais valores da companhia. Veja mais em: https://www.ruff.com.br/

 

 

quinta-feira, 3 de agosto de 2023

13ª edição da Mostra Curta Audiovisual Campinas acontece entre 16 e 26 de agosto




 Entre os dias 16 e 26 de agosto, acontece em Campinas a 13ª edição da Mostra Curta Audiovisual Campinas. 

O evento reúne vasta programação gratuita, com exibição de filmes regionais, nacionais e latino-americanos e atividades formativas com profissionais especializados.

A maioria das atividades vão ocorrer no Museu da Imagem e do Som (MIS), no centro de Campinas, mas espaços como Pavão Cultural, Fêmea Fábrica, Sesc Campinas

 também vão receber atividades. (Confira aqui a programação completa).

A Mostra Curta Audiovisual é um evento de caráter cultural que tem como objetivos promover um local de encontro entre os produtores de audiovisual da região de Campinas, incentivar a produção audiovisual local e divulgar o panorama nacional de produção em curta-metragem, desenvolvendo a importância dessa linguagem e formato, além de contribuir com o calendário cultural da cidade.

O Núcleo de Cinema de Animação de Campinas está muito bem representado no evento. Isso mesmo, um de nossos fundadores, o diretor e animador Maurício Squarisi é um dos curadores do evento. Squarisi está encarregado pela "Mostrinha", voltada ao público infantil. Com uma cuidadosa curadoria, Squarisi apresenta uma seleção diversificada de linguagens e grafimos de diferentes regiões do nosso país. 

A Mostrinha vai passar por três locais: no dia 17 de agosto, no CEU Mestre Alceu - Florence I, das 09:00 às 14:00; no dia 23, no CEU Estação Cidadania - Cultura Thaís Fernanda Ribeiro, também das 09:00 às 14:00; e no dia 26, no SESC Campinas, com início às 10:30. 

 Anote os endereços!

Data: 17/08

Hora: 09H00 e 14H00

Local: CEU Mestre Alceu - Florence I - R. Lasar Segal, 110 - Jardim Florence, Campinas

Dia: 23/08
Hora: 09H00 e 14H00
Local: CEU Estação Cidadania - Cultura Thaís Fernanda Ribeiro - R. Demerval da S Pereira, s/nº - Lot. Vila Esperanca, Campinas

Dia: 26/08
Hora: 10H30
Local: SESC Campinas - Rua Dom José I, 270/333 - Bonfim, Campinas 





A 13ª Mostra Curta Audiovisual é um projeto realizado via Programa de Ação Cultural (ProAC), uma realização da Atauri Produções e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo apoia a iniciativa.

Veja o site do evento em: https://www.mostracurta.art.br/.


quarta-feira, 5 de julho de 2023

"Café - Um Dedo de Prosa" encerra com sucesso temporada de exibições pelo ProAc



Com muito orgulho e até uma pontinha de saudade que a equipe do Núcleo finalizou a etapa 2023 de circulação do filme "Café - Um Dedo de Prosa", dirigido por Mauricio Squarisi, pelo interior paulista.

O filme aborda, de maneira suave e divertida, os principais temas relacionados à história do café no Brasil, com bastante rigor e precisão nos fatos históricos, baseados no livro "A História do Café", de Ana Luiza Martins, mas também com muito humor e muita música.

O longa foi contemplado no Edital de Licenciamento PROAC 12/2022, o que possibilitou sua exibição em cidades do interior paulista ao longo de 2023. A jornada de exibições neste ano incluiu Tatuí, Santa Gertrudes, Araraquara, Jundiaí e Leme. Todas as sessões foram gratuitas e contaram com a presença do diretor Maurício Squarisi e de parte da equipe de produção, com roda de conversa e exposição de desenhos originais do filme.

Em Tatuí, cidade natal de Vera Holtz, que é a voz do filme, ao lado de Wandi Doratiotto, a exibição foi no Museu Histórico Paulo Setúbal.



Em Santa Gertrudes, Café um dedo de Prosa foi exibido no no Auditório Leandro Filier Netto.



Outra passagem memorável ocorreu em Araraquara, cidade onde Mário de Andrade escreveu uma de suas obras mais famosas, Macunaíma. A Biblioteca Municipal da cidade leva seu nome e foi onde ocorreu a exibição. Mário de Andrade, aliás, é figura que aparece no filme de Maurício Squarisi, que exalta a influência do café na arte e cultura brasileira. Embora não tenha concluído sua ópera intitulada "Café", escrita nos anos 1940, o renomado escritor dedicou-se a essa criação, uma obra que narra uma revolução fictícia de trabalhadores rurais brasileiros após a crise da bolsa de Nova York em 1929. 



Já em Jundiaí, o longa-metragem foi exibido numa versão reduzida, dentro do 4º Festival de Curtas-Metragens de Jundiaí 2023, organizado pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC), com o objetivo de incentivar a produção audiovisual e promover o cinema nacional de curta-metragem.



A jornada pelo interior paulista se encerrou na cidade de Leme, com uma sessão especial no Anfiteatro Municipal "Prof.ª Salete Ap. Ciccone Marchi".



O filme é uma obra atemporal com uma mensagem que transcende o tempo e pode ser apreciada por diferentes gerações. Sua abordagem suave e divertida sobre a história do café no Brasil e sua influência na arte e cultura do país fazem da animação um programa instrutivo mas, principalmente, cativante e divertido.

Para aqueles que desejam levar essa experiência cinematográfica para outras localidades, é fácil: basta entrar em contato com a equipe do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas e vamos conversar!



segunda-feira, 19 de junho de 2023

“Curtas de Animação’’ circulando por Campinas




Desde o mês de abril, o projeto Curtas de Animação tem desenvolvidos novas atividades em escolas públicas de Campinas.

Entre abril e maio, passamos pela escola EMEF/EJA Professora Dulce Bento Nascimento, no bairro do Guará, distrito de Barão Geraldo, em Campinas/SP. Por lá, foram realizadas duas oficinas. Cada uma reúne grupos de cerca de 15 estudantes que, ao longo de uma semana, produzem um curta-metragem de animação em todas as suas etapas, passando pelo desenvolvimento do roteiro, storyboard, trilha sonora e toda a produção do filme, feito usando a técnica da animação em papel. Ao final, os filmes concluídos serão exibidos para os estudantes, em primeira mão.

Na primeira oficina, conduzida por Wilson Lazaretti, os alunos produziram um curta-metragem tocante sobre a igualdade social. A segunda,  ministrada por Maurício Squarisi, teve como foco a evolução terrestre. Os alunos se inspiraram na questão da extinção dos dinossauros por uma explosão e criaram uma história que mescla ciência e fantasia.

No período entre maio e junho, seguimos para a Escola Estadual Professor Hilton Federici, também no distrito de Barão Geraldo. Como nas oficinas anteriores, e em todas as atividades, usamos nossa metodologia própria, dando grande importância ao grafismo, pois queremos que os alunos desenvolvam sua identidade gráfica autêntica. Portanto, incentivamos que criem seus próprios desenhos, sem copiar estilos estereotipados ou influências externas. 

Realizada em parceria com a Direção Cultura, esta fase do projeto Curtas de Animação foi viabilizada através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Ruff.






terça-feira, 13 de junho de 2023

Exibição gratuita de “Café, um Dedo de Prosa” no dia 20 de junho em Leme




Presente no cotidiano de milhares de brasileiros, o café, além de ser uma das bebidas mais consumidas no país, é também parte importante da nossa história, em várias dimensões. É sobre isso que trata a animação "Café - Um dedo de prosa", que terá uma sessão especial em Leme (SP) no dia 20 de junho (terça-feira). O evento gratuito é no Anfiteatro Municipal "Prof.ª Salete Ap. Ciccone Marchi", localizado na Rua Major Arthur Franco Mourão 55, no centro de Leme.

A sessão em Leme vai exibir a versão compacta do filme, de 40 minutos, e vai contar com a presença do diretor Maurício Squarisi, do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, para um bate-papo com o público, junto com parte da equipe de produção do longa-metragem e uma mostra de desenhos originais que aparecem na animação. 

Contemplado no Edital de licenciamento PROAC 12/2022, que permite a circulação do filme em cidades do interior paulista em 2023, ‘Café – um dedo de Prosa’ já passou este ano por cidades como Tatuí, terra natal de Vera Holtz, Santa Gertrudes, Jundiaí, Hortolândia e Araraquara.

  

Não perca!

Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, apresenta:

Núcleo de Cinema de Animação de Campinas em Leme/SP

Exibição do filme "Café - um dedo de prosa", exposição e bate-papo com diretor e equipe.

Data:  20 de junho (terça-feira)

Horário: 19h

Endereço: Anfiteatro Municipal "Prof.ª Salete Ap. Ciccone Marchi" - Rua Major Arthur Franco Mourão 55, Centro – Leme/SP

Grátis

Confira o trailer!



quarta-feira, 7 de junho de 2023

Vem aí: UM FUTURO SUSTENTÁVEL

 



Por: Wilson Lazaretti

Existe uma associação internacional para o cinema de animação, fundada há mais de 60 anos na Europa, com o nome de ASIFA -Associação Internacional para o Filme de Animação. Há mais ou menos 40 anos, ajudei a fundar um braço desta associação, congregando professores de desenho animado (animação) de todo o mundo. Hoje temos aproximadamente 30 professores participantes.

Este braço da ASIFA tem o nome de AWG-Asifa Worshop Group e se reúne anualmente em algum festival internacional de animação, principalmente nos países da Europa. Geralmente, a cada ano, um professor de um determinado país membro propõe um tema para realizar um desenho  animado. Os países que aceitam este tema reúnem um grupo de crianças e passam a produzir o filme. 

Nós aqui do Brasil participamos de muitos projetos de animação que resultaram em alguns filmes, tais como WHAT DOES MEAN LOVO TO YOU (O que significa o Amor pra Você), A FUNNY STORY (Uma História Alegre) e assim por diante.

No ano passado a associação  lançou o projeto SUSTAINABLE FUTURE (Um Futuro Sustentável) e resolvemos participar. Este projeto foi sugerido pelo professor David Bunting, da Inglaterra. Então escolhemos a Floresta Amazônica para ser a nossa oficina de produção deste novo projeto, porque houve sentido em realizá-la lá, senão, vejam:  há 31 anos estivemos na cidade de São Gabriel da Cachoeira, AM, situada bem no coração da floresta. Reunimos 35 crianças para a produção do filme ÇUIKIRI. Foi uma das grandes viagens que o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas empreendeu em 48 anos de existência do nosso estúdio.  Guardamos com a população local um vínculo muito forte à causa da própria arte da animação, pois reencontramos, depois de tanto tempo, três participantes da antiga oficina, agora, todos adultos, casados e com filhos.

Para UM FUTURO SUSTENTÁVEL, entrei em contato com a Escola Estadual Irmã Inês em São Gabriel e realizamos a oficina com aproximadamente 10 crianças. O material foi enviado para a Inglaterra e depois para a Bélgica, onde foi finalizado, juntando-se a ele o desenho animado de mais de 10 países.

Agora que o projeto está pronto é hora de mostrá-lo, não só às crianças que o fizeram, como também às demais crianças de toda a escola.

A avant première vai ser dia 12 de junho pela manhã numa das salas escola, primeiramente para as crianças participantes, para que a gente faça uma reflexão sobre o filme, e posteriormente para as demais.

Wilson.