segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Animação de Maurício Squarisi é destaque no Dia da Animação



Em celebração ao Dia Internacional da Animação, em 28 de outubro, o filme “A Animação de Lucchetti e Vaccarini” dirigido por Maurício Squarisi estará disponível no canal do Youtube Dia da Animação.

Anualmente, a Associação Brasileira de Cinema de Animação comemora a data, com uma ampla programação. Desta vez, todas as exibições serão online e a animação de Squarisi marca a sessão “Filme Histórico”, que poderá ser vista a qualquer hora do dia 28/10.

A obra é um depoimento animado de Rubens Francisco Lucchetti sobre a criação do Centro Experimental de Cinema de Ribeirão Preto no início da década de 60.

No início da década de 1960 a dupla de artistas Rubens Francisco Lucchetti e Bassano Vaccarini produziu 14 filmes experimentais de animação que conquistaram vários prêmios, inclusive uma menção Honrosa na Vº Jounées Internacionale du Cinéma d´Animation-Annecy.

Origem da celebração

Em 28 de outubro de 1982, foi registrada a primeira exibição de imagens animadas do mundo: a exibição do filme Pauvre Pierrot, por Emile Reynaud no seu teatro óptico, no Museu Grevin, em Paris.

O Dia Internacional da Animação foi criado em 2002 pela Association Internationale du Film d'Animation e é celebrado em mais de 40 países.


Nenhum comentário:

Postar um comentário