terça-feira, 26 de junho de 2018

Valeu, Minas Gerais!




Mauricio Squarisi voltou de Minas, onde fez sessões especiais do filme ‘Café, um dedo de Prosa’, e nos contou vários detalhes no depoimento abaixo. Nosso muito obrigado aos amigos – novos e antigos – que nos prestigiaram pelas terras mineiras! 




"Turnê Minas Gerais"



Assim como o Brasil é composto de muitos países (cada estado é um país, todos falando o mesmo idioma com os diferentes sotaques e muitas palavras características), o estado de Minas Gerais é composto de diversas Minas Gerais, portanto é sempre uma novidade viajar por essas diversas regiões mineiras. . .

Estou sempre em busca de um motivo para ir à Minas.
Quando o curta-metragem "Mais um dia na minha vida" (produzido em uma oficina com crianças e adolescentes no Projeto Âncora em Cotia-SP) foi selecionado para participar do CINEOP (Festival de Cinema de Ouro Preto) percebi que estava na hora de voltar a Minas.

Comecei a re-conectar os contatos mineiros para compor essa turnê.

Há muito que tinha uma dívida cinematográfica com Juiz de Fora. A cineasta Alessandra Brum e o também cineasta Sérgio Puccini ensinam cinema na Universidade Federal de Juiz de Fora. Sérgio Puccini estava envolvido no projeto do longa-metragem "Café - um dedo de prosa" desde o nascimento, prestando assessoria de roteiro. Portanto, em parceria com esses amigos que, além de realizarem filmes têm o dom de ensinar cinema, programamos a sessão de "Café - um dedo de prosa" no Museu de Artes Murilo Mendes para uma plateia de professores e estudantes de cinema.


Através do cineasta/animador Sávio Leite já tínhamos apresentado "Café - um dedo de prosa" em Belo Horizonte no MUMIA-Mostra Udigrudi Mundial de Animação em 2015. Mas voltei a contatar Sávio que estabeleceu parceria com Terezinha Avelar e Antonieta Shirlene para agendarmos sessões no Cineclube Joaquim Pedro de Andrade (no Simpro-MG) para público de estudantes, professores, produtores de cafés especiais e pessoas ligadas aos movimentos negros e feministas. 


As exibições e debates ocorridos nessas sessões de Ouro Preto, Juiz de Fora e Belo Horizonte, me deram a sensação de que todos nos tornamos seres mais sábios, mais solidários e mais integrados na educação, cultura e história brasileiras.


Fico profundamente grato pela generosidade de todas e todos que se envolveram nessa turnê cinematográfica.

Que venham outras.



Abraços



Valinhos, 24 de junho de 2018 (dia de São João)



Maurício Squarisi

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário