quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Dia Nacional do Cinema Brasileiro

Cena do longa "Café, um dedo de prosa", de Maurício Squarisi



As comemorações do Dia Nacional do Cinema Brasileiro se dividem entre duas datas.
A primeira é 19 de junho, pois nessa data, em 1898, ocorria a primeira filmagem no Brasil, pelo Italiano Afonso Segreto, que filmou a entrada da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.
Em novembro, comemoramos, no dia 05, a primeira exibição pública de um filme em terras brasileiras, no Rio de Janeiro, em 1896.
Sem nenhuma dúvida, os acontecimentos marcaram a evolução do cinema nacional, portanto, são duas datas dignas de comemoração.
As primeiras empresas cinematográficas brasileiras surgiram na década de 1930, produzindo filmes do gênero chanchada. Um grande salto no desenvolvimento do cinema nacional ocorreu somente na década de 1960, através do “Cinema Novo”, que deu destaque a vários filmes nos cenários nacional e internacional. O marco inicial da prosperidade cinematográfica se deu através do lançamento do filme “O Pagador de Promessas”, escrito e dirigido por Anselmo Duarte. Essa foi a primeira obra nacional a ser premiada com a Palma de Ouro do Festival de Cinema de Cannes.
Outros diretores também impulsionaram o Cinema Novo, com o lema “Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”. Os filmes do período começaram a retratar a vida real, mostrando problemas sociais, pobreza e miséria, dentro de uma perspectiva crítica, contestadora e cultural. As décadas de 1970 e 1980 representaram um período de crise para o cinema nacional, que ganha uma retomada a partir da década de 1990.

Núcleo de  Cinema de Animação de Campinas

Este Dia Nacional do Cinema Brasileiro  é mais uma data de comemoração no Núcleo, desta vez com gostinho especial. Em 2015, além de completarmos 40 anos de atuação, lançamos dois longas que, enquanto aguardam lançamento comercial no circuito brasileiro, vêm construindo uma  bela carreira de festivais e exibições especiais!

Acompanhe nosso blog, pois vamos contar detalhes das próximas exibições:

Café, um dedo de prosa – exibição no 10º Miragem – Festival de Cinema de Miracema-TO  - 23 a 28 de novembro

História Antes de Uma História – Exibição no Festival Monstra em Arras – França - 02 a 10/12

Exibição do filme “História Antes de uma História” no Habana Film Festival – Cuba  - 03 a 13/12

Aproveite o facebook para acompanhar a trajetória dos filmes:





Nenhum comentário:

Postar um comentário