sexta-feira, 2 de outubro de 2015

2º edição do Festival Estudantil de Cinema de Animação: veja como foi!




Ver um trabalho finalizado, com qualidade, sendo aplaudido pelo público é a maior conquista para o artista. Pois 165 alunos da rede municipal de Valinhos viveram essa experiência no dia 25 de setembro, durante o 2º Festival Estudantil de Cinema de Animação.

A noite teve a exibição de treze desenhos animados, produzidos em oficinas com o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas – onze feitos por alunos e dois por professores – sobre a história de Valinhos.

As oficinas aconteceram no período de abril a junho, abrangendo todas as escolas municipais da cidade. Com a participação de alunos do 7º ao 9º ano, as oficinas reuniram em cada escola cerca de 15 alunos, que participaram das atividades durante três dias. Todo o processo foi desenvolvido pelos participantes: da escolha do tema à elaboração do roteiro, passando pelo grafismo e até a música.

A noite começou com a exibição do making of deste ano (você pode ver aqui), que mostrou um pouquinho do processo de construção dos filmes durante as oficinas. Elas foram coordenadas pela equipe do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, dirigido por Wilson Lazaretti e Maurício Squarisi, em uma parceria com a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Educação do Município. A equipe de sombras chinesas tinha a coordenação de Wilson Lazaretti, com assistência de Filipe Miranda, Roberta Santana e Luciene Kunde. A equipe de Desenho Animado tinha a coordenação de Maurício Squarisi, com assistência de Beth Russo. Em todos os trabalhos, a trilha sonora teve o apoio de Eduardo Virgílio, Eliana Ribeiro na finalização dos filmes e Suzana Akemi na edição dos desenhos animados.




Com a presença do prefeito, do secretário de educação, diretoria do departamento pedagógico EJA e da coordenadoria do departamento de artes da secretaria, o evento contou também com a participação de profissionais do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, além do músico e ator Jara Carvalho, representando o júri. “A tarefa de julgar os trabalhos foi muito difícil, pois o nível dos trabalhos foi muito bom. Mas, independente do resultado, acho que a oportunidade que os alunos tiveram de participar deste projeto foi o grande prêmio. Destaco a questão do trabalho coletivo, que é muito bacana. Tenho certeza que essa experiência, de cada um fazer sua parte, aprendendo a trabalhar coletivamente, vai enriquecer e ajudar muito o futuro de todos eles”, disse Jara Carvalho, na abertura do evento.

Na técnica de Desenho Animado, o trabalho escolhido foi “Meeiros da Reforma”, da EMEB Edina Bampa. Na técnica de sombra chinesa, o os jurados premiaram o trabalho dos alunos da EMEB Gov. André Franco Montoro, “Vale das Lembranças”. Os alunos vencedores ganham como prêmio um dia de lazer num acampamento da região, e todos os participantes levaram para casa um DVD completo com os trabalhos de todas as escolas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário