sexta-feira, 29 de novembro de 2024

Dica cultural: lançamento do livro “Na Medida do Impossível”, autobiografia da jornalista Kátia Fonseca

É dia de dica cultural muito especial!

A jornalista Kátia Fonseca, nossa parceira e amiga de longa data, lança sua autobiografia “Na Medida do Impossível”, no dia 04 de dezembro no SESC Campinas.

Veja detalhes no site do SESC - https://www.sescsp.org.br/programacao/na-medida-do-impossivel-autobiografia-de-katia-fonseca/

O livro já pode ser adquirido no site da editora LivreArte (compre aqui).

Nesta autobiografia, Kátia compartilha a trajetória de uma vida vivida com intensidade, coragem e, claro, os amores e as dores que marcam a experiência de todos nós. De Santos a Campinas, passando por São Paulo, Vale do Ribeira e até a Europa, seja nas redações ou nos palcos, está tudo ali: as andanças, as lembranças, as tristezas, as alegrias, os erros e os acertos. O que certamente não encontramos nessa história é a rendição às limitações que a displasia diastrófica poderia impor. Desde sempre, Kátia aprendeu a enfrentar qualquer desafio, seja físico ou de outra natureza.

Ela encarou o diagnóstico como um lembrete de que sua vida não seria definida por limitações impostas, mas pela busca incessante por aquilo que queria viver. Enquanto o mais comum é ver pessoas rendendo-se ao "não é possível" como uma sentença inevitável, a pergunta que Kátia e sua trajetória nos convidam a refletir neste livro é: impossível, para quem?

Nas páginas de sua história, encontramos uma mulher que, sem fazer da superação uma bandeira, transforma cada obstáculo em aprendizado. As viagens que fez, as músicas que ouviu, as relações que cultivou e as lições que aprendeu formam um quebra-cabeça, onde o encaixe é menos importante do que a beleza das peças.

Kátia nos lembra, com sinceridade e bom humor, que os desafios são apenas parte da jornada. E que, mesmo diante deles, ela construiu e segue construindo uma vida única e inesquecível. Esta não é apenas uma autobiografia; é uma celebração da escolha por uma vida bem vivida, por uma vida cheia de história para contar. Kátia compartilha, sem filtros, a profundidade e a leveza de viver sem medo do próprio caminho.

Fica a dica. Estaremos lá!

quarta-feira, 27 de novembro de 2024

Curtas de Animação: estreia dos filmes produzidos por estudantes de Hortolândia

Encerrando a temporada de 2024, o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas retorna a Hortolândia nos dias 28 e 29 de novembro para apresentar os resultados do projeto "Curtas de Animação". Durante o ano, o projeto coordenado por Wilson Lazaretti e Maurício Squarisi promoveu oficinas de animação nas Escolas Estaduais Jardim Aline, no Jardim Santiago, e Professora Maria Cristina de Souza Lobo, no Jardim Nova Europa.

Nas oficinas, os estudantes – cerca de 15 por turma - trabalharam coletivamente na criação de um curta-metragem de animação, feito com a técnica de animação em papel. Os participantes vivenciaram todas as etapas do processo, desde o desenvolvimento do roteiro e a elaboração do storyboard, até a produção da trilha sonora.

Agora, chegou a hora da estreia. No dia 28 de novembro, às 14h30, serão exibidos os curtas “O Bullying Mata” e “A História de Dandara” produzidos por estudantes da Escola Estadual Professora Maria Cristina de Souza Lobo. A apresentação é na própria escola.

A segunda sessão será em 29 de novembro, às 13h15, na Escola Estadual Jardim Aline (Rua Inglaterra, 550), com a exibição do filme “A Triste História de João”, também realizado por estudantes da instituição.

Ambas as sessões são gratuitas e, após as apresentações, os filmes estarão disponíveis no canal do YouTube do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas.

Realizado em parceria com a Direção Cultura, o “Curtas de Animação” em Hortolândia envolveu 12 oficinas, viabilizadas com patrocínio da ArcelorMittal Gonvarri Brasil, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Desde o ano passado, 09 oficinas já foram concluídas, e os filmes produzidos estão disponíveis no YouTube, no canal do Núcleo: "Ainda não acabou", "Amor Proibido", "Recomeço do Jardim Aline", "Ex-desempregado","Empatia", "Smart Azul" e "O mundo dá voltas".

Além das oficinas, o projeto ‘Curtas de Animação’ também realizou uma palestra formativa para estudantes. A atividade foi gravada na Escola Estadual Professora Maria Cristina de Souza Lobo, também em Hortolândia, e está disponível no YouTube, com recursos de acessibilidade.

Sobre a ArcelorMittal Gonvarri Brasil

A ArcelorMittal Gonvarri Brasil é um centro de serviços de aço, especializado nos processos de decapagem, corte transversal, longitudinal e ferramentado em aços planos de laminação a quente, a frio e revestidos e corte a laser.

Foi constituída no ano de 2008 após a formação de uma joint venture entre a ArcelorMittal e a Gonvarri Industries, e é composta de três centros de serviços que produzem chapas, slitters, blanks e outras peças para aplicações em indústrias dos segmentos automotivo, máquinas e equipamentos, construção, agrícola, eletrodomésticos e embalagem, entre outros. Hortolândia abriga um destes três centros de serviço no Brasil. Os demais ficam em Araucária–PR e Glorinha–RS.

Serviço Ministério da Cultura e ArcelorMittal Gonvarri Brasil apresentam: Projeto Curtas de Animação – estreia dos curtas-metragens produzidos por estudantes de escolas públicas de Hortolândia Data: 28/11/2024 (5ªf) Horário: 14h30 Local: Escola Estadual Professora Maria Cristina de Souza Lobo - Rua Angra dos Reis, 130 – Jd. Nova Europa – Hortolândia–SP Exibição dos filmes: “O Bullying Mata” e “A história de Dandara” Data: 29/11/2024 (6ªf) Horário: 13h15 Local: Escola Estadual Jardim Aline - Rua Inglaterra, 550 – Jd. Santiago - Hortolândia–SP Exibição do filme: “A triste história de João”

terça-feira, 5 de novembro de 2024

Em Campinas! Vamos curtir a Mostrinha?

O projeto “Curta a Mostrinha” agita Campinas de 5 a 10 de novembro, apresentando uma seleção especial de 45 curtas-metragens de animação, ficção, videoclipes e documentários voltados para os jovens em diversos espaços culturais e escolas da cidade. 

Com curadoria de Sara de Oliveira Paoliello, pesquisadora e diretora, e de Maurício Squarisi, animador e um dos fundadores do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, o evento também oferecerá duas oficinas práticas para aproximar ainda mais o público do universo do cinema e da criação audiovisual.

O objetivo das ações é aproximar o público de 6 a 12 anos da linguagem audiovisual, por meio da exibição de filmes de curta-metragem. Os filmes foram organizados em temáticas como imaginação, memórias, emoções, relações, diferenças, meio ambiente e estão agrupados de forma a despertar a reflexão nos jovens. As exibições contarão com ferramentas de acessibilidades, como audiodescrição, libras e LSE.

Entre as duas oficinas práticas para as crianças, que incentivam o aprendizado de forma dinâmica e criativa, haverá a oficina "Técnicas de Animação", conduzida por Rafaela Moreira Repasch, do Núcleo de Cinema de Animação. As sessões acontecem no dia 7 de novembro, quinta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h, no PROGEN - Projeto Gente Nova, em Satélite Íris.

A programação completa, que é gratuita, pode ser acessada na página do projeto, em https://www.instagram.com/curtaamostrinha. Lá, é possível ter todas as informações sobre como participar da mostra e das oficinas.

Esta primeira edição do “Curta a mostrinha” é realizada pela Atauri produções com recursos da Lei complementar 195 de 08/07/2022 - Lei Paulo Gustavo - Campinas–SP, Edital de fomento 02/2023 destinado a projetos de Mostras e Festivais de Cinema.


Serviço:


Curta a Mostrinha

Oficina "Técnicas de Animação" com Rafaela Moreira Repasch, do Núcleo de Cinema de Animação

Data: 07/11/2024

Horário: das 8h às 11h e das 14h às 17h

Grátis

Local: PROGEN - Projeto Gente Nova - Satélite Íris

Endereço: Rua Wanda de Castro Mendes, 312, Cidade Satélite Íris


Mostras de Filmes:

05/11 – CEU Estação Cidadania (Lot. Vila Esperança)

06/11 – CEU Mestre Alceu (Jardim Florence)

07/11 – Progen – Prjeto Gente Nova – Satélite Íris

08/11 – Colégio Fitel (Parque Cidade Campinas)

10/11- Espaço Cultural Casa do Lago – Unicamp (Cidade Universitária)


Confira a programação completa: www.mostracurta.art.br/curtaamostrinha