terça-feira, 23 de maio de 2023

História do Sol e a Lua – animação de crianças do povo apinajé

 

No período de 16 a 19 de dezembro de 2022, a equipe do Núcleo realizou uma oficina na aldeia Bacaba, atualmente conhecida como São José, na Escola Estadual Indígena Mãtyk, situada no município de Tocantinópolis-TO, com crianças do povo apinajé. Relembre aqui.
Participaram da oficina mais de 15 crianças, sendo que a maioria falava somente a língua apinajé e não o português, e esse trabalho virou um pequeno filme, chamado "História do Sol e da Lua", que agora passa a ficar disponível no canal do Núcleo no Youtube.
Os autores já puderam conferir o trabalho, com exclusividade, numa sessão presencial. Além de verem fotografias, relembrando as etapas do trabalho, viram o resultado final do seu filme, numa gostosa confraternização.  


A exibição foi um sucesso e as crianças manifestaram interesse em fazer uma animação maior, com roteiro e narração em apinajé.

Desde seu início, a produção contou com o apoio logístico e institucional da Universidade Federal do Norte de Tocantins e com o apoio institucional da Universidade Estadual de Campinas. Contou também com o apoio do Festival de Animação de Lisboa/Monstra/Portugal, Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha/Portugal e do Fundo de Cultura da Bulgária.

Estimular a produção de desenhos animados pelos povos indígenas do Brasil faz parte do projeto “A História de Todos os Povos’, idealizado pelo Núcleo e que, desde 2022, já passou por localidades como São Gabriel da Cachoeira/AM e Bertioga/SP, além do Tocantins.

Em mais uma etapa, Lazaretti se prepara para retornar ao Amazonas, para apresentar o filme FUTURO SUSTENTÁVEL para a comunidade de São Gabriel da Cachoeira, principalmente para as crianças que participaram de uma oficina em setembro de 2022 (veja aqui), e dá os primeiros passos para uma nova atividade, voltada a adultos e adolescentes,  que contará com participação dos estudantes indígenas da Unicamp, Universidade Federal do Norte do Tocantins e Universidade Federal do Pará. É aguardar para conferir.

Enquanto isso, veja “História do Sol e a Lua”:






Nenhum comentário:

Postar um comentário