segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Elza Soares faz parte da história do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas


 

Recentemente, o Brasil perdeu um ícone da música brasileira: Elza Soares. A cantora faleceu no último dia 20 de janeiro, aos 91 anos, e deixa uma marca especial na história do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas.

No longa-metragem de Wilson Lazaretti, 'História Antes de uma História', de 2017, ela deu voz à “Feiticeira”, e nos brindou com a música “Tango Sem Coração”. Ouça aqui!


HISTÓRIA ANTES DE UMA HISTÓRIA e a participação histórica de Elza Soares como a Feiticeira

A participação de Elza Soares - cantando -  é na penúltima sequência do filme. São duas canções, um tango e um bolero:
TANGO SEM CORAÇÃO e TÃO FELIZ, ambas composições de Paulo Rowlands que também é o diretor musical de todo o filme.

Elza Soares entra quando Doutor K, o personagem principal do filme, está criando a personagem a Feiticeira, porém é interrompido por um telefonema de, nada mais nada menos, do que Dom Quijote (o famoso personagem de Miguel de Cervantes). 

Doutor K larga o desenho e vai atender ao telefone. Enquanto a conversa com Dom Quijote ocorre, a Feiticeira se auto comanda e se completa, desenhando o que lhe faltava. Infelizmente o ruído da campainha do telefone fez com que Doutor K produzisse um traço serrilhado em seu nariz. Descontente com a sua criação, a Feiticeira, fabrica uma borracha a partir do látex (como o fazem os seringueiros da Amazônia) e, como vingança, passa a apagar todo o filme, deixando tudo branco. A canção diz ser Prisioneira da Vaidade, vítima confusa e Exilada Freudiana, isto é, quem não se encaixa em nenhuma das teorias de Sigmund Freud.

Já o samba-canção TÃO FELIZ aparece depois da recuperação de todo o filme. Um re-desenho de todos os cenários e personagens até chegar novamente à Feiticeira. Desta vez o telefone não toca e Doutor K pode tranquilamente terminar seu desenho, dando à Feiticeira um lindo nariz.

Estas duas canções são as partes dedicadas à Elza, que com um extrema beleza e simplicidade, entoa as canções imprimindo nelas a sua característica vocal, ou seja, produzida nas cordas vocais mas que ressoa na garganta. Este som era tão bem produzido por Elza que quando a ouvimos cantar, soa-nos com enorme sutilidade.


BASTIDORES

A experiência de estar ao lado de Elza Soares foi contada por Wilson Lazaretti:

  • Nesta matéria do Correio Popular;
  • E nesta entrevista para o programa Revista da Manhã, na Rádio Valinhos Fm:


E aqui, segue o depoimento completo de Wilson Lazaretti:


    Esta é uma das frases de uma música que seria composta para a voz de Elza Soares, para o terceiro longa-metragem do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, ainda em produção. Creio que ela própria me disse frase semelhante durante as gravações de quatro canções para o longa-metragem HISTÓRIA ANTES DE UMA HISTÓRIA, aí tentei dar um sentido mais universal para esta grande voz e arranjei as palavras desta forma em que estão. (Por problemas de produção utilizamos apenas duas.) 


Todos conhecemos Elza Sores desde crianças. Entre muitas coisas, sabemos do seu eterno amor por Garrincha. Durantes as gravações para o filme em 2013, ela ainda falava para a nossa equipe de produção sobre este amor. Contou detalhes e soubemos até sobre as coxas rígidas e grossas de Garrincha. Nossa sociedade a condenou, e ela, como toda mulher, sofreu muito com esta injustiça. Aliás, a humanidade deveria aprender a não julgar ninguém, porque sempre cai em erros irreparáveis. Mas como ela mesma dizia, o conturbado evento foi superado, porque ali, naquela frágil constituição física, havia muita generosidade, talento que pode ser traduzido com o título deste reconto e a beleza exagerada de uma grande alma.

O convite para que ela participasse de HISTÓRIA ANTES DE UMA HISTÓRIA, partiu quando eu estava num táxi, no Rio de Janeiro, à noite. Chovia muito e na rádio tocava FADAS de Luiz Melodia. A música estava na forma de tango, que ela própria sugeriu ao Luiz. Fiquei impressionado com a voz de Elza naquela canção e, através de Maurice Capovilla, consegui o contato com ela.

Durante as gravações ela já havia sofrido a queda que barrou seu andar clássico, mas mesmo assim, apresentava-se sempre com um salto 15. Para andar apoiava-se em dois rapazes; um deles era eu. Fiz um banquinho especial para que ela subisse no meu carro para facilitar seu acesso. As gravações foram feitas em Campinas, na primeira vez, e na segunda em Valinhos. 

Nos trajetos eu estava muito preocupado com a atenção redobrada por transportar tão grande figura. Numa destas conversas de viagem disse-lhe sobre as três grandes cantoras que conheci pessoalmente: Clementina de Jesus, Yma Sumac e Elza Soares. Mais recentemente Ná Ozzetti, mas como poderia ter dito Vinícius de Moraes, cantar com o coração é fundamental.

Quando apresentei o filme, ela não me falou, mas soube que ela ficou muito impressionada assistindo a sua parte, talvez o seu primeiro longa-metragem de animação no currículo. Pode não ser um grande elogio para quem já esteve nos píncaros da glória, mas para mim, foi fundamental. Dediquei-lhe todo meu esforço na produção, a qual Elza brilhantemente coroou.

Depois da produção não tivemos mais contato, mas não tem problema porque quando ouço uma canção sempre escuto a voz dela.


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