segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Lançamento em Campinas: Manual do Pequeno Animador



“Manual do Pequeno Animador”, livro de Wilson Lazaretti com ilustrações de Radostina Néykova terá lançamento em Campinas no dia 15 de dezembro, às 20h, na Galeria 1212, no bairro do Cambuí, em Campinas.

A obra não é simplesmente um livro para crianças, apesar de o nome o sugerir. É um livro para todos e, principalmente, para quem quer se enveredar pela fabulosa arte da animação. O adjetivo pequeno pode ser entendido como uma pessoa humilde, simples, que consegue abstrair da vida o que ela tem de melhor: a poesia.

Hoje em dia, como há mais de 30 mil anos atrás, a arte da animação está enraizada em nosso cotidiano. Não é possível desenvolver as ciências, as relações humanas e as artes sem passar pelo crivo da animação.

O homem primitivo foi muito sábio ao utilizar o fogo para iluminar a sua sombra na parede das cavernas. Foi mais sábio ainda quando se deparou entre o fogo e a parede e animou a sua própria sombra, criou na verdade, a arte da animação, pois a sombra não é o fogo nem o corpo, mas sim uma abstração da realidade. E assim esta arte evoluiu, mas não desprezou estes três elementos fundamentais para a sua existência: o fogo, ou o foco de luz; o corpo humano, ou a animação, e a parede da caverna, ou seja a tela. Hoje encontramos esta mesma fantástica relação em alguns milímetros de espessura em nossos celulares.

O MANUAL DO PEQUENO ANIMADOR propõe ao leitor, pequeno ou grande, uma série de reflexões sobre como um desenho animado ou uma animação pode ser feita em nossos dias. Esta arte, apesar de ser independente, utiliza muito a linguagem do cinema para se expressar e por isso, não deixa de falar também em técnicas cinematográficas.

O livro revela também muitos trechos de oficinas de animação que o NÚCLEO DE CINEMA DE ANIMAÇÃO DE CAMPINAS realizou e ainda realiza por este país. Também foram muitas oficinas no exterior. Estes trechos são transformados em fábulas. Foram mais de 2.500 oficinas em 45 anos de atividade em Campinas, mas ali estão selecionadas apenas seis, consideradas as mais importantes, por revelar grandes ensinamentos.

A Editora do livro é a BALAIO de Campinas-SP que tem se inclinado às publicações inusitadas, com temáticas artísticas e escolhidas a dedo para os leitores de todas as idades.

AGENDA!

Lançamento em Campinas – Manual do Pequeno Animador

Data: 15 de dezembro (4ª)

Horário: às 20h

Local: Galeria 1212 (Doze, Doze) - rua Antonio Lapa, 146, Cambuí-Campinas.

O preço do exemplar em promoção é de R$30,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário