terça-feira, 13 de abril de 2021

Conheça a voz por trás de "Rubinata"



O trabalho mais recente do cineasta e animador Maurício Squarisi é uma homenagem poética à Adoniran Barbosa, um dos maiores cronistas musicais de seu tempo e ícone da cultura paulista.

O curta-metragem faz referência às origens do artista, nascido em Valinhos, em uma família de colonos italianos, no ano de 1910. A inspiração para a criação da personagem central da animação, é também o título do filme, ‘Rubinata’ vem do nome de batismo de Adoniran: João Rubinato.

 

As canções tradicionais de Adoniran serviram de base para criação de um grande poema por Squarisi, que depois virou a música que acompanha todo o filme, com a entrada da compositora e cantora Bárbara Virgínia no projeto.

 

Formada em musicoterapia em 2014 pela UNESPAR, Bárbara já havia produzido ao lado do Maurício uma animação com música e poema para o projeto Acesa Capuava, em 2019, mas foi a primeira vez que trabalhou com uma música para um filme.


(O projeto Acesa Capuava, de Valinhos (SP), auxilia pessoas com deficiência e em situação de exclusão social, através do atendimento interdisciplinar nas áreas de educação, saúde, cultura e serviço social. Em 2018, a entidade foi selecionada para ser uma das entidades do Criança Esperança. Vale a pena conhecer esse trabalho clicando aqui.)


“Ele comentou que estava fazendo o filme Rubinata e gostaria de uma voz feminina e assim trocamos os talentos um do outro. Eu musiquei e cantei o poema que ele fez para o Rubinata e ele fez a animação da música (autoral) Me dê a Sua Mão, que ainda não foi lançada”, conta a artista.

 

Bárbara trouxe para a música a sonoridade suave do ukulelê, que, depois ganhou a companhia do pandeiro, com mixagem, efeitos sonoros e desenho de som de Eduardo Virgílio. “Para mim, cantar e tocar no filme Rubinata foi uma honra. Representar a voz das mulheres e olhar atual de João Rubinato com a criatividade, sensibilidade e compromisso do Mauricio foi um presente. Aprendi muito e descobri uma nova paixão, a edição e produção de curtas”.


Animada com a possibilidade de participar de mais filmes, os próximos projetos de Bárbara incluiem gravar o EP com os clipes musicais, dos quais um já foi produzido pelo Maurício, ministrar cursos e escrever um livro infantil sobre a música no fortalecimento de vínculo.

 

Acompanhe as redes sociais de Bah Virginia:


Contato para cursos: criacantando@gmail.com

Rubinata é uma produção do animador, fundador e co-diretor do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, Wilson Lazaretti, com direção de produção de Janice Castro. A obra tem apoio do PROAC Expresso Lei Aldir Blanc 41/2020 e será exibida na plataforma online #CulturaEm Casa, mas ainda sem data de estreia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário