Depois de passar por Valinhos, o projeto “Curtas de Animação” segue para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. João Alves dos Santos, no Jardim Regina, em Campinas, para mais quatro oficinas de animação. A primeira começa no dia 18 de outubro.
Cada oficina reúne grupos de cerca de 15 estudantes que, ao longo de uma semana, produzem um curta-metragem de animação em todas as suas etapas, passando pelo desenvolvimento do roteiro, story-board, trilha sonora e toda a produção do filme, feito usando a técnica da animação em papel. Ao final, os filmes concluídos são exibidos para os estudantes, e também viram um DVD.
Em setembro, foram realizadas duas oficinas na EMEB Professora Edina Aparecida Bampa da Fonseca, no bairro Reforma Agrária, na zona rural de Valinhos (leia mais aqui). Um dos grupos produziu um curta-metragem sobre a história da professora que dá nome à escola, Edina Aparecida Bampa da Fonseca, numa adaptação livre, já que acrescentaram à biografia da educadora traços de ficção.A segunda turma produziu um curta chamado “Com fogo não se brinca”, que se relaciona com a defesa do meio ambiente, a partir da postura responsável de cada cidadão. Os dois filmes feitos na escola de Valinhos estão em fase de finalização, e serão exibidos na escola para os alunos no dia 17 de novembro.
Das oficinas de Campinas, sairão mais quatro curtas, que serão exibidos no dia 02 de dezembro. Realizado em parceria com a Direção Cultura, o projeto “Curtas de Animação” foi viabilizado pelo Programa de Ação Cultural, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário