quarta-feira, 3 de março de 2021

Maurício Squarisi homenageia Adoniran Barbosa na animação "Rubinata"

 



O cineasta e animador Maurício Squarisi acaba de finalizar mais um de seus projetos autorais de animação. Desta vez, uma homenagem poética à Adoniran Barbosa, um dos maiores cronistas musicais de seu tempo e ícone da cultura paulista.

 

O curta-metragem faz referência às origens do artista, nascido em Valinhos, em uma família de colonos italianos, no ano de 1910.

 

A inspiração para a criação da personagem central da animação, é também o título do filme, 'Rubinata' vem do nome de batismo de Adoniran: João Rubinato.

 

A ideia da produção surgiu quando Squarisi foi convidado para uma exposição coletiva de desenhos em Valinhos, e quis imprimir a este trabalho uma marca local. Maurício então criou uma série de desenhos, com uma personagem feminina inspirada em Adoniran, que inclusive, usa elementos característicos do visual do artista, como o chapéu, o terno e a gravata borboleta.

 

Com esta personagem em mãos, Squarisi viu a possibilidade de ampliar a homenagem à Adoniran também através da animação. As canções tradicionais serviram de base para criação de um grande poema por Squarisi, que depois virou a música que acompanha todo o filme, com a entrada da compositora e cantora Bah Virgínia no projeto.

 

A produção é do animador, fundador e co-diretor do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, Wilson Lazaretti, com direção de produção de Janice Castro. A obra tem apoio do PROAC Expresso Lei Aldir Blanc 41/2020 e será exibida na plataforma online #CulturaEm Casa, ainda sem data de estreia.

 

Mas aguarde, pois em breve teremos novidades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário