segunda-feira, 8 de junho de 2020

Conheça o livro de Wilson Lazaretti: "Manual do Pequeno Animador"




Após uma campanha de financiamento coletivo no início do ano, o livro "Manual do Pequeno Animador", escrito pelo fundador e co-diretor do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, Wilson Lazaretti, está disponível para venda pelo site.


O "Manual Do Pequeno Animador" traz questões da arte da animação, mais filosóficas do que propriamente técnicas, que refletem uma metodologia própria construída por Lazaretti, em seu trabalho ao lado de Maurício Squarisi nos 45 anos do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, presente tanto nas dinâmicas de suas oficinas, quanto nos trabalhos autorais de seus dois diretores. 


O livro ganhou a importante contribuição da animadora búlgara Radostina Neykova, que fez as ilustrações. 


Durante o mês de fevereiro deste ano, a campanha de financiamento coletivo para o "Manual do Pequeno Animador" funcionou como uma pré-venda do livro. O lançamento oficial seria no Monstra, o Festival de Animação de Lisboa, em Portugal, mas devido à pandemia, o evento foi suspenso, então, por enquanto, as vendas estão concentradas na internet e, em breve, iniciaremos o envio dos livros para quem garantiu o exemplar durante nossa campanha na plataforma Catarse.


"É um manual sobre parte do que se aprende e sobre parte do que se ensina  sobre animação e desenho animado", comenta Wilson Lazaretti, que intercala na obra comentários sobre o nascimento da animação e sua evolução, a linguagem do cinema e algumas questões técnicas sobre o desenho, entre outros tópicos, com narrativas baseadas nas mais de 2500 oficinas de animação que o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas realizou mundo afora, transformadas em fábulas.

Esperamos que vocês gostem!

Um comentário: