quinta-feira, 13 de junho de 2019

Oficinas de animação com o uso do celular



A artista plástica Eliana Ribeiro vem trabalhando com o Núcleo há 15 anos. Além de participar de várias oficinas, ela foi responsável, por exemplo, pela direção de arte e montagem dos longas “História Antes de Uma História” e “Café, um Dedo de Prosa”.
Neste mês, ela ministra uma série de oficinas pelo estado de São Paulo, usando o celular. Nas atividades, que ganharam o nome de “AnimaCel”, a câmera do celular é quem faz a captura das imagens. “No mais, utilizamos os mesmos princípios da animação tradicional”, explica ela.
O resultado de três oficinas já realizadas pode ser conferido neste link.
A agenda de junho inclui as cidades paulistas de Pilar do Sul, Timburi e Taubaté. Em agosto, ela prepara uma oficina só para professores.

Conheça Eliana Ribeiro
Graduada em bacharelado e licenciatura em Educação Artística com habilitação plena em Artes Plásticas pela UNICAMP, Eliana Ribeiro realiza oficinas de cinema de animação com várias técnicas desde 2007. Há 15 anos, faz trabalhos com Núcleo de Cinema de Animação de Campinas. Nos dois longas-metragens que participou, assinou a cenografia, tratamento digital e montagem de “Café, um dedo de prosa” (2014) com direção de Maurício Squarisi (documentário animado sobre a história do café no Brasil) e a direção de arte e montagem de “História Antes de uma História” (2014) com direção de Wilson Lazaretti, um convite à reflexão sobre o processo de criação na animação.
Nos 12 curtas-metragens que trabalhou, assinou a direção de arte, fotografia, montagem ou a assistência de filmagem, com destaque para o curta “A animação de Lucchetti e Vaccarini” (2016) de Maurício Squarisi, documentário sobre um dos precursores da animação no Brasil.
Já nas oficinas realizadas junto ao NCAC, trabalha na fotografia e montagem com destaque para a oficina realizada na UNICAMP (2018) com refugiados sírios e mexicanos integrando um projeto internacional da ASIFA que resultou no filme “A Funny Story”. Destaque também para as oficinas de aparelhos ópticos (taumatrópio, zootrópio, flip-book entre outros), precursores do cinema, realizadas em várias unidades do SESC de São Paulo e interior, em vários CEUS de São Paulo e no Festival MONSTRA (2015 e 2019) em Lisboa.
Confira a agenda de junho:

PILAR DO SUL/SP
Dia:  15 de junho 06
Horário: Da 9h às 18h
Local: Centro Estudantil e Comunitário José Luiz de Moraes - Rua Major Euzébio de Moraes Cunha, 297 - Centro - Pilar do Sul/SP 
Inscrições: pelo facebook, através de mensagens inbox no perfil da Secretaria de Turismo de Pilar do Sul, pelo 15 3278-3676 ou presencial (vagas limitadas)

Veja o resultado da oficina aqui: https://youtu.be/_QUqVBvIYRU


TIMBURI/SP
Dia: 26 e 27 de junho
Horário: das 18 às 22 horas
Local: Centro de Convenções e Secretarias Municipais - Rua 15 de novembro, 1012 - Timburi/SP 


TAUBATÉ/SP
Data: 29 a 30 de junho

Horário: Das 14 às 18 horas
Local: Centro Cultural Toninho Mendes - Praça Coronel Vitoriano, 1 - Centro - Taubaté/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário