Nesta semana, nossa dica cultural é a MUMIA - Mostra Udigrudi Mundial de Animação, que celebra seus 22 anos de existência, trazendo uma programação diversificada e inclusiva para Belo Horizonte e Nova Lima.
O evento, que acontece de 3 a 12 de novembro, exibirá 190 filmes de 10 países. Em Belo Horizonte, as sessões ocorrerão no Cine Humberto Mauro, na Biblioteca Pública de Minas Gerais e no Instituto Undió, enquanto em Nova Lima as exibições serão realizadas na C.A.S.A (Centro de Artes Suspensa Armatrux).
Já consolidada no cenário nacional e integrante do calendário cultural de BH, a MUMIA se destaca como a maior mostra dedicada ao gênero no Brasil. O evento promete grandes surpresas, com um cinema criativo e ousado, abordando temas contemporâneos como assédio, tragédias, dramas existenciais, terror, história, direitos humanos e outros assuntos variados.
A mostra foca principalmente no cinema de animação para o público adulto, embora também ofereça sessões infantis. Durante o evento, cineastas dos filmes estarão presentes para conversar com o público após as exibições.
Entre os filmes, além de “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu (indicado ao Oscar de Melhor Filme de Animação em 2016), e “Uma História de Amor e Fúria”, de Luiz Bolognesi, a programação inclui “João da Matta - 100 Anos”, uma produção coletiva do Núcleo (Filipe Miranda, Lucas Vega, Maurício Squarisi, Rafaela Repasch, Roberta Santana, Wilson Lazaretti e crianças do Acampamento Marielle Vive do MST).
O curta-metragem será exibido no dia 5 de dezembro (quinta-feira), na Sessão Brasil 7 (Direitos), às 18h, no Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte (Av. Afonso Pena, 1537 - Centro).
A programação completa está disponível no site da mostra: www.mostramumia.blogspot.com.