terça-feira, 22 de agosto de 2023

Ciclo de Workshops 'Campinas 100 anos de Cinema' tem atividade gratuita de animação

 Em maio, o Museu da Imagem e Som (MIS) de Campinas foi palco da realização de mais uma edição da Mostra Amilar Alves, realizada pela CTAv (Câmara Temática do Audiovisual de Campinas), que este ano celebra os 100 anos do primeiro longa-metragem produzido na cidade, ‘João da Matta’.

Para estender a merecida comemoração, vão acontecer dois workshops gratuitos, começando no dia 29 de agosto.

"Explorando os 100 anos do Cinema de Campinas através da Animação" será conduzido entre os dias 29 de agosto e 1 de setembro, das 13h30 às 17h30, pelo co-diretor do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, Mauricio Squarisi. Os participantes vão produzir um desenho animado (curta-metragem) coletivo/autoral inspirado na vida e obra do cineasta Thomaz de Tullio, diretor de fotografia precursor do longa-metragem "João da Matta" e de outros filmes dos anos 1920. Os participantes irão criar o roteiro, aplicar seu próprio grafismo, animar e produzir a trilha sonora dessa obra.

A ficha de inscrição está disponível neste link: https://linktr.ee/ctavcampinas



Em setembro, tem início mais um workshop, ‘Trilhando os 100 anos de Cinema de Campinas’, que propõe estudo, palestras e debates para traçar um panorama do cinema de Campinas.

Afinal, quem foi Amilar Alves?

Amilar Alves foi pioneiro na produção cinematográfica de longa-metragem na cidade de Campinas e, em 1923, deu vida à obra fictícia "João da Mata", um filme que se desenrola em torno do intenso conflito fundiário entre o humilde camponês João da Mata e o intransigente Coronel, que ambicionava tomar-lhe suas terras. O filme, baseado em uma peça teatral do mesmo diretor, recebeu aclamação da imprensa na época e este ano marca o centenário deste trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário