quarta-feira, 7 de junho de 2023

Vem aí: UM FUTURO SUSTENTÁVEL

 



Por: Wilson Lazaretti

Existe uma associação internacional para o cinema de animação, fundada há mais de 60 anos na Europa, com o nome de ASIFA -Associação Internacional para o Filme de Animação. Há mais ou menos 40 anos, ajudei a fundar um braço desta associação, congregando professores de desenho animado (animação) de todo o mundo. Hoje temos aproximadamente 30 professores participantes.

Este braço da ASIFA tem o nome de AWG-Asifa Worshop Group e se reúne anualmente em algum festival internacional de animação, principalmente nos países da Europa. Geralmente, a cada ano, um professor de um determinado país membro propõe um tema para realizar um desenho  animado. Os países que aceitam este tema reúnem um grupo de crianças e passam a produzir o filme. 

Nós aqui do Brasil participamos de muitos projetos de animação que resultaram em alguns filmes, tais como WHAT DOES MEAN LOVO TO YOU (O que significa o Amor pra Você), A FUNNY STORY (Uma História Alegre) e assim por diante.

No ano passado a associação  lançou o projeto SUSTAINABLE FUTURE (Um Futuro Sustentável) e resolvemos participar. Este projeto foi sugerido pelo professor David Bunting, da Inglaterra. Então escolhemos a Floresta Amazônica para ser a nossa oficina de produção deste novo projeto, porque houve sentido em realizá-la lá, senão, vejam:  há 31 anos estivemos na cidade de São Gabriel da Cachoeira, AM, situada bem no coração da floresta. Reunimos 35 crianças para a produção do filme ÇUIKIRI. Foi uma das grandes viagens que o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas empreendeu em 48 anos de existência do nosso estúdio.  Guardamos com a população local um vínculo muito forte à causa da própria arte da animação, pois reencontramos, depois de tanto tempo, três participantes da antiga oficina, agora, todos adultos, casados e com filhos.

Para UM FUTURO SUSTENTÁVEL, entrei em contato com a Escola Estadual Irmã Inês em São Gabriel e realizamos a oficina com aproximadamente 10 crianças. O material foi enviado para a Inglaterra e depois para a Bélgica, onde foi finalizado, juntando-se a ele o desenho animado de mais de 10 países.

Agora que o projeto está pronto é hora de mostrá-lo, não só às crianças que o fizeram, como também às demais crianças de toda a escola.

A avant première vai ser dia 12 de junho pela manhã numa das salas escola, primeiramente para as crianças participantes, para que a gente faça uma reflexão sobre o filme, e posteriormente para as demais.

Wilson.




Nenhum comentário:

Postar um comentário