terça-feira, 4 de abril de 2017

Núcleo de Cinema de Animação em Campinas exibe dois longas no dia 05/04 em São Paulo

Esta quarta-feira, 05/04, é uma data especial para o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, que exibe seus dois longas em São Paulo.

Revelando os mistérios da arte da animação, “História Antes de Uma História”, que estreou oficialmente no dia 16 de março, terá mais uma sessão gratuita no dia 05/04, às 20h, no Cine Olido em São Paulo.

A animação  é o primeiro longa-metragem de Wilson Lazaretti, que há mais de 40 anos se dedica a essa arte, e levou 13 anos para ser concluída. Com codistribuição da Spcine, empresa de desenvolvimento do audiovisual da Prefeitura de São Paulo, ‘História Antes de uma História’ apresenta a trajetória de Dr. K, um velho senhor que gosta muito de caminhar. No decorrer de uma de suas andanças, acaba encontrando vários objetos que o ajudarão a desvendar os grandes mistérios da técnica da animação. Como um desenho animado aprende a ‘andar’? O que acontece quando uma personagem é criada sem um coração? O que animar primeiro: um ovo ou uma galinha?




Em 78 minutos, Dr. K mergulha no mágico mundo da animação, ao lado do menino Matias, da  menina Laurinha e da galinha Melodia, que vão conhecer e experimentar na prática as diversas etapas e instrumentos necessários para dar vida a uma história. A trilha traz canções nas vozes de Elza Soares, que interpreta duas músicas da ‘Feiticeira’, Ná Ozetti, que faz a voz da “Folha Branca”, e inúmeras referências a grandes compositores clássicos como Bizet, Bach, e Carlos Gomes, entre outros.

“Café, um dedo de prosa”: sessões nos CEUs, com oficinas de animação

Depois de “História Antes de Uma História”, “Café, um dedo de prosa” é a mais nova produção do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas a ganhar as salas de cinema na capital paulista. O primeiro longa-metragem de Maurício Squarisi entrou em cartaz na programação do Circuito Spcine no dia 30 de março, também com distribuição da Polifilmes e codistribuição da Spcine – empresa de desenvolvimento do audiovisual da Prefeitura de São Paulo.

No dia 05/04, haverá duas sessões às 15h, nos CEUs Caminho do Mar e Vila do Sol, às 15h, seguidas de oficinas de animação, e já estão previstas mais duas sessões no dia 12 de abril.

“Café, um dedo de Prosa” conta de modo leve e bem-humorado a história do café, e mostra sua importância na história do Brasil. Tudo começa a partir do encontro dos amigos Vera Holtz e Wandi Doratiotto em uma cafeteria. Apaixonados pela bebida, eles travam um bate-papo informal e descontraído sobre a história do café. Acompanhando esse diálogo, o público vai descobrindo muitas curiosidades sobre a bebida mais popular do país, sua importância histórica e influência na economia, política e até na cultura brasileira.




Em seu primeiro longa, o diretor Maurício Squarisi resgata questões como escravidão, Semana de Arte Moderna, imigração e muitas outras, sempre de modo bem-humorado e divertido, sem abandonar a preocupação com o rigor e precisão dos fatos, baseados no livro “A História do Café”, de Ana Luiza Martins.
Com 72 minutos, o filme “Café, um dedo de Prosa” é resultado de seis anos de trabalho, concluídos em 2014, e que chega aos cinemas com distribuição da Polifilmes e codistribuição da Spcine. O site do filme é o http://www.ncacampinas.org.br/cafe/.

Sobre a Spcine

A Spcine é a empresa de cinema e audiovisual de São Paulo. Atua como um escritório de desenvolvimento, financiamento e implementação de programas e políticas para os setores de cinema, TV, games e novas mídias. O objetivo é reconhecer e estimular o potencial econômico e criativo do audiovisual paulista e seu impacto em âmbito cultural e social. A empresa é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.


História Antes de uma História, de Wilson Lazaretti – próxima sessão dia 05/04, 20h, Cine Olido

Café, um dedo de Prosa, de Maurício Squarisi – próximas sessões no dia 05/04, nos CEUs Caminho do Mar e Vila do Sol, às 15h, com oficina de animação.


E acompanhe as novidades pela página do Facebook: @ncacampinas


Nenhum comentário:

Postar um comentário